Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto - Considerado o segundo melhor do país, de acordo com Guia Quatro Rodas

A Ecopistas, empresa do Grupo EcoRodovias, administra o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, além do trecho inicial da rodovia dos Tamoios e da Hélio Smidt, via de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

ISO 9001 ABNT14001 OHSAS 18001
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Dúvidas

A sua dúvida pode estar aqui. Leia a nossa página de dúvidas mais freqüentes e,
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Pedágio e pagamento de tarifas

  • Como são calculadas as tarifas de pedágio?
  • O valor é resultado da multiplicação da Tarifa Quilométrica (um valor monetário básico por quilômetro de rodovia) pelo TCP - Trecho de Cobertura da Praça de Pedágio, que corresponde à extensão da rodovia que está associada àquela determinada praça.

  • Perdi meu boleto bancário ou ele está vencido, como faço para obter a segunda via?
  • Para emissão da 2º via do boleto bancário, favor acessar a seguinte página na internet: boletos.ecorodovias.com.br

    Ao acessar o sistema, selecionar a 2º opção (Emissão de 2º via de boleto bancário para pagamento de tarifa) pessoa física ou jurídica e inserir o CPF ou CNPJ que consta no boleto bancário, clicar em confirmar, imprimir e realizar o pagamento do novo boleto que aparecerá na tela.

  • Perdi meu recibo de pedágio, como faço para obter a segunda via?
  • O recibo de pagamento é um comprovante de passagem por nosso sistema, esse é um documento único e não fornecemos 2ª via.

  • Por que a Ecopistas não emite Nota Fiscal Paulista?
  • A nota fiscal é emitida nas hipóteses de venda de mercadorias em geral, serviço de comunicação, transporte intermunicipal e fornecimento de energia, ou seja, destina-se às atividades em que há incidência do pagamento do imposto Estadual ICMS- Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação, o que não é o caso dos serviços prestados pelas concessionárias de rodovias em que há a incidência do ISS Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. Desta forma, não há qualquer obrigatoriedade por parte da concessionária de emitir nota fiscal.

  • Recebi troco errado na praça de pedágio, como posso solicitar o reembolso?
  • Encaminhe uma cópia do recibo entregue no momento da passagem, com a informação de troco errado (valor faltante), para o e-mail ouvidoria.ecopistas@ecopistas.com.br.

  • Quem tem direito à isenção de tarifas de pedágio?
  • De acordo com o estipulado no contrato de concessão do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, estão isentos do pagamento da tarifa do pedágio: os veículos oficiais de propriedade do Governo do Estado; da Polícia Militar Rodoviária; veículos de atendimento público de emergência, como Corpo de Bombeiros e ambulâncias – em serviço; veículos das forças militares; e veículos oficiais integrantes da frota dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público e da Defensoria Pública, todos do Estado de São Paulo, bem como os locados em caráter não eventual, para utilização em Serviço Público - permanente ou de longa duração -, por essas entidades, desde que cadastradas no Grupo Central de Transportes Internos – GCTI, do Estado de São Paulo, devendo ser credenciados pela Ecopistas, de forma regulamentada.

  • Estou com problemas na etiqueta e/ou equipamento de pagamento automático do meu veículo. Quem devo procurar?
  • As dúvidas relacionadas ao serviço de pagamento automático tais como: adesão, cancelamento, fatura, verificação de débito da passagem ou bloqueios de aparelhos devem ser obtidas com a sua operadora do sistema de cobrança automática. Segue contatos:

Trabalhe conosco

  • Quero trabalhar na Ecopistas para onde encaminho meu currículo?
  • Cadastre seu currículo no ícone - Trabalhe Aqui. Somente farão parte dos nossos processos seletivos aqueles que estiverem devidamente cadastrados.

Seja um de nossos fornecedores

  • Quero ser um fornecedor onde me cadastro?
  • Cadastre sua empresa no ícone - Fornecedores. As cotações e contratações somente serão efetivadas através de empresas que mantenham seus dados atualizados em nossa ferramenta de gestão de fornecedores.

Serviços

  • Por que o guincho não pode me remover até a minha casa?
  • Não é possível uma remoção até a casa ou oficina de confiança de cada usuário, porque o serviço prestado pela Ecopistas é focado em tirar o usuário da área de risco e os recursos precisam estar sempre disponíveis para os atendimentos na rodovia.

  • Para quem posso reclamar dos serviços prestados pela Concessionária?
  • As reclamações podem ser feitas diretamente para a Ecopistas, por meio da nossa Ouvidoria. O contato pode ser realizado por meio do telefone (11) 4646-3401 e (11) 4646-3455, pelo e-mail: ouvidoria.ecopistas@ecopistas.com.br, pelo fax (11) 4648-0627, por carta enviada para a sede da Ecopistas, localizada na rodovia Ayrton Senna, km 32, pista sentido São Paulo (oeste), Bairro Rio Abaixo, Itaquaquecetuba (SP), CEP. 08578-010, ou ainda por mensagem registrada nos formulários disponíveis nas praças de pedágio, bases operacionais e de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) localizadas ao longo do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto.

    Horário de atendimento da Ouvidoria: Segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 12h e das 13h às 17h.

    Se desejar, você também pode contatar a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), pelo telefone 0800 7278 377 ou pelo site: http://www.artesp.sp.gov.br/ouvidoria.html

Operações e condições de tráfego nas rodovias

  • Perdi meu compromisso por causa do congestionamento como faço para obter uma declaração?
  • Para solicitar declaração das condições de tráfego, contate a nossa Ouvidoria por meio do telefone (11) 4646-3401 e (11) 4646-3455, pelo e-mail: ouvidoria.ecopistas@ecopistas.com.br.

    Horário de atendimento da Ouvidoria: Segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 12h e das 13h às 17h.

Fiscalizações, infrações e multas

  • Recebi uma notificação de multa, como faço para recorrer?
  • Para informações sobre recursos de multas, seguir as orientações para recurso de multas que consta na Notificação de Infração. Caso queira entrar em contato com o D.E.R.- Departamento de Estradas de órgão utilize o site www.der.sp.gov.br.

  • Por que a Ecopista não fiscaliza os caminhoneiros que abusam de ultrapassagens nas rodovias?
  • A Ecopistas não tem poder de polícia para fiscalizar abusos dos caminhoneiros (e demais infrações como essa que ocorrem nas rodovias), tarefa que fica a cargo da Polícia Militar Rodoviária. Para conscientizar os motoristas sobre riscos desse tipo de prática, a Ecovias realiza campanhas educativas todos os anos.

  • Meu veículo foi apreendido, o que fazer para liberá-lo? Incluir
  • Para saber a documentação necessária para a liberação do veículo, por favor, entrar em contato com a 3ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária – Liberação de Veículos, através do telefone (11) 3944-5621, ou com a 4ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária – (11) 2480-4135. Outra opção é entrar em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), pelos 0800 055 55 10.

Acidentes ou Danos em veículos

  • Gostaria de obter imagens ou dados de um acidente que me envolvi na rodovia, como faço?
  • As câmeras instaladas no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto são utilizadas para monitoramento das rodovias e por questões de sigilo da política interna da empresa, não fornecemos imagens registradas ou informações de nossos relatórios a particulares, senão em atendimento a eventuais ordens judiciais expedidas pelos competentes órgãos públicos.

  • Gostaria de obter uma declaração com dados do acidente que me envolvi na rodovia, como faço?
  • Para solicitar declaração de atendimento, contate a nossa Ouvidoria por meio do telefone (11) 4646-3401 e (11) 4646-3455, pelo e-mail: ouvidoria.ecopistas@ecopistas.com.br. Informe o assunto, modelo e placa do veículo, data e horário do acidente, rodovia, km e sentido em que trafegava.

    Horário de atendimento da Ouvidoria: Segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 12h e das 13h às 17h.

  • Meu carro foi danificado enquanto trafegava na rodovia, como solicitar o ressarcimento?
  • Para ingressar com pedido de ressarcimento é necessário o envio dos dados e/ou documentos abaixo relacionados:

    • Relato detalhado do ocorrido com indicação dos danos causados no veículo (modelo, cor e placa, data e hora, rodovia, Km e sentido em que trafegava);
    • Informar se houve atendimento da concessionária. (Ex.:guincho, rota de inspeção, call box, 0800, colaborador e etc.);
    • Cópia do Boletim de Ocorrências;
    • Cópia da CNH e do documento do veículo;
    • Cópia do recibo de pedágio ou extrato da fatura do sistema de cobrança automática;
    • Fotos dos danos causados no veículo;

    A concessionária sugere que sejam providenciados 03 orçamentos carimbados e assinados. Destaca-se que o envio dos orçamentos ou nota fiscal não é garantia de aprovação do pedido de ressarcimento visto que a decisão de deferimento ou não, se dará com base na conclusão de análise do processo.

    Os documentos deverão ser encaminhados aos cuidados da Ouvidoria por meio do e-mail: ouvidoria.ecopistas@ecopistas.com.br, pelo fax (11) 4648-0627 ou por carta enviada para a sede da Ecopistas, localizada na rodovia Ayrton Senna, km 32, pista sentido São Paulo (oeste), Bairro Rio Abaixo, Itaquaquecetuba (SP), CEP. 08578-010.

    Após encaminhamento dos documentos, o prazo para análise e resposta do pedido de ressarcimento é de 20 dias corridos.

Emergências: 0800-7770070 Ouvidoria: 11 4646 3401 / 3455
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